Em Osasco-Sp a população esta sofrendo com as queimadas, e quem mora nas periferias recebe a maior dose de poluição pois esses indivíduos ficam mais tempo no trânsito, onde as concentrações e a exposição (a poluentes) são maiores.
Ainda mais nas periferias, a falta de infraestrutura de saúde adequada é uma realidade preocupante. As pessoas que moram nas periferias de Osasco não têm suporte adequado a saúde, e também o acesso à informação é mais escasso, pois são mais pobres e vivem longe do centro da cidade.
Queimadas já atingiram a cidade de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, em diversas ocasiões, incluindo:
A fumaça das queimadas pode causar sérios problemas de saúde, principalmente para grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. A exposição prolongada à poluição do ar pode causar problemas mais graves a médio e longo prazo, como câncer de pulmão, doenças cardíacas e até cerebrais.
Ação humana: 99,9% dos incêndios ocorridos em São Paulo foram causados pela ação humana.
Alterações climáticas: As oscilações de temperatura, como ondas de calor e frentes frias, deixam a vegetação mais seca e inflamável.
Tempo seco: O longo período sem chuvas intensifica os incêndios florestais.
Ventos fortes: Os ventos ajudam a piorar a situação.
Algumas doenças causadas pela grande poluição das queimas são: doenças respiratórias, como asma, bronquite, sinusite, rinite, enfisema, resfriados, gripes e amigdalites. Doenças cardiovasculares: como doença arterial, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e cardiopatias. E também câncer, devido às substâncias cancerígenas presentes na fuligem.
Aumentar a ingestão de água e liquido para manter as vias respiratórias úmidas, proteger-se da exposição ao sol no período das 10h às 17 horas, manter portas e janelas fechadas durante os horários de maior concentração de poluentes no ar, para minimizar a penetração da poluição externa.
As queimadas destroem habitats e ameaçam espécies da fauna e da flora, elas também contribuem para o aquecimento global e efeito estufa, desequilibrando a temperatura do planeta e alterando o ciclo da água.
As queimadas podem provocar o uso excessivo de agrotóxicos e herbicidas, contaminando o lençol freático e os mananciais, a remoção da vegetação nativa provoca a perda de biodiversidade, com o aumento do número de espécies em extinção.
A celebração da música latina no Grammy Latino 2024 Na noite do dia 14 de…
Por Emanuel Lima Descubra como o projeto "Amigas Confeiteiras" está transformando a vida de…
Por Isabela Tota 15/11/2024 “A Apego Fashion não é apenas uma marca; é uma causa”,…
Por: LuisaScandorilli Data: 14/11/24 No Jardim Padroeira, em Osasco, Meire Milagre é uma moradora ativa…
Por Kleber Miranda 13/11/2024 A USP (Universidade de São Paulo), no Butantã, recebe a Semana…
A campanha Novembro Azul chegou novamente para conscientizar a população masculina de Osasco sobre a…