Em Osasco-Sp a população esta sofrendo com as queimadas, e quem mora nas periferias recebe a maior dose de poluição pois esses indivíduos ficam mais tempo no trânsito, onde as concentrações e a exposição (a poluentes) são maiores.
Ainda mais nas periferias, a falta de infraestrutura de saúde adequada é uma realidade preocupante. As pessoas que moram nas periferias de Osasco não têm suporte adequado a saúde, e também o acesso à informação é mais escasso, pois são mais pobres e vivem longe do centro da cidade.
Queimadas já atingiram a cidade de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, em diversas ocasiões, incluindo:
A fumaça das queimadas pode causar sérios problemas de saúde, principalmente para grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. A exposição prolongada à poluição do ar pode causar problemas mais graves a médio e longo prazo, como câncer de pulmão, doenças cardíacas e até cerebrais.
Ação humana: 99,9% dos incêndios ocorridos em São Paulo foram causados pela ação humana.
Alterações climáticas: As oscilações de temperatura, como ondas de calor e frentes frias, deixam a vegetação mais seca e inflamável.
Tempo seco: O longo período sem chuvas intensifica os incêndios florestais.
Ventos fortes: Os ventos ajudam a piorar a situação.
Algumas doenças causadas pela grande poluição das queimas são: doenças respiratórias, como asma, bronquite, sinusite, rinite, enfisema, resfriados, gripes e amigdalites. Doenças cardiovasculares: como doença arterial, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e cardiopatias. E também câncer, devido às substâncias cancerígenas presentes na fuligem.
Aumentar a ingestão de água e liquido para manter as vias respiratórias úmidas, proteger-se da exposição ao sol no período das 10h às 17 horas, manter portas e janelas fechadas durante os horários de maior concentração de poluentes no ar, para minimizar a penetração da poluição externa.
As queimadas destroem habitats e ameaçam espécies da fauna e da flora, elas também contribuem para o aquecimento global e efeito estufa, desequilibrando a temperatura do planeta e alterando o ciclo da água.
As queimadas podem provocar o uso excessivo de agrotóxicos e herbicidas, contaminando o lençol freático e os mananciais, a remoção da vegetação nativa provoca a perda de biodiversidade, com o aumento do número de espécies em extinção.
Filha de uma das grandes referências femininas de Osasco, Stephanie Rossi seguiu os passos da…
Quando se pensa em videogame, muitos pensam nos consoles Nintendo ou PlayStation e seus icônicos…
O empreendedorismo feminino no Brasil tem crescido significativamente nos últimos anos, com mais de 10…
Nos últimos anos, a educação em Osasco tem passado por transformações significativas. A cidade, localizada…
A presença indígena em Osasco, embora muitas vezes invisibilizada pelo contexto urbano, é uma realidade…
O Março Lilás é uma campanha de conscientização sobre o câncer de colo do útero,…