A importância do investimento em Cultura para a transformação social

 A importância do investimento em Cultura para a transformação social

A cultura é um importante mecanismo de transformação social, visto que é responsável por construir um caminho de consciência política e chama pessoas para debates públicos através da reflexão, por conta da sua maneira criativa de abordar diferentes temas que incentivam práticas inovadoras e por facilitar a diversidade de novos atores sociais nos espaços públicos. 

Então, visando entender a importância do investimento em cultura, convidamos Mônica Sena e Juraci Silva, um casal de poetas da cidade de Osasco, para nos contar sobre os seus trabalhos e as contribuições para a cultura da cidade. Mônica é graduada em Pedagogia, exerceu magistério até 2022, quando se aposentou. Já Juraci, também é agitador cultural, organizador do Sarau Poesia Unida, graduado em História.

Mônica trabalha com cultura e literatura há mais de 15 anos, nasceu em São Paulo e mora em Osasco há 25 anos, seu marido Juraci, trabalha com cultura e literatura há 36 anos, é Paulista e mora em Osasco há 17 anos.

Perguntamos aos entrevistados sobre seu trabalho com a Cultura e como eles vêm contribuindo para o seu desenvolvimento na cidade através da literatura: Mônica afirma que é poeta brincante, escreve poesias com temas lúdicos, tem quatro fanzines escritos com seu esposo e participou de três antologias, sendo uma delas infantil e com poetas de Osasco. Segundo ela, “Poesias Dobradas” é um livro lindo, bem colorido com poesias e dobraduras, foi editado pela ArtLivrOz e é um presente para a cidade de Osasco, ela também é autora do livro “Recriançar”, um livro com duas poesias recheado de brincadeiras e imagens, em que leva a alegria e o entusiasmo de brincar, através de lembranças das brincadeiras tradicionais (corda, pião, amarelinha, cantigas), promovendo a cultura popular para todas as idades. “Temos feito isso por diversos bairros aqui da cidade Jd. Baronesa, Jd. Conceição, Jd. Roberto e Jd. D’abril, organizamos e participamos de saraus, feiras e outros eventos literários”, afirma Mônica.

Já Juraci, tem 5 livros de poesias  editados, vários fanzines, um CD de poemas musicais, antologias e saraus. Trabalha com a divulgação e venda dos livros em escolas, filas de cinema, teatro, bares e comunidades, algumas de suas obras são: Segredos da Solidão (1987), Pasto dos Chacais (1991), Cidadão do Mundo (1999), Os imprescindíveis (2002), Sempre Escola (2022) e o CD Miolo do Pote (2015), publicou na Editora João Scortecci e fez edições independentes. O autor comenta: “minha contribuição em Osasco é através do incentivo para as pessoas, por exemplo, na produção de livros, saraus e também realizo atividades em companhia da minha esposa, a poeta brincante Mônica Sena.”

Segundo eles, o início das contribuições para o desenvolvimento da cultura em Osasco foi através do Sarau da Educação e Cultura, realizado no Centro de Formação dos Professores em 2010, pois antes disso, declamavam poesias em bares, escolas e em outros lugares.  Atualmente, o casal de poetas está desenvolvendo um projeto para realização do “Sarau Poesia Unido” em Osasco. A cidade tem saraus literários que acontecem em bares, escolas e na ACM.

“São eventos diversos, nem sempre com uma data ou local específicos. Porém, contribuem de forma significativa para a região “, explica Juraci.

Comentamos sobre a importância da Cultura para o desenvolvimento social, visto que ela está diretamente ligada à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores fundamentais para o avanço da sociedade. 

Mônica e Juraci, acreditam que a cultura é uma ferramenta de transformação social, pois quando chegam nas comunidades por exemplo, ao apresentar uma atração artística, música, poesia ou qualquer outra forma de diversão, contagiam positivamente as pessoas no jeito de pensar e questionar, elas sentem-se valorizadas por esta  aproximação.  A importância do investimento na cultura além da responsabilidade social, contribui na redução da violência, é uma porta para criação de um mundo melhor, por isso é muito importante investir, o fomento público e privado incentivam os envolvidos para uma educação e cultura de qualidade.

A Secretaria Municipal de Cultura tem ganhado uma visibilidade cada vez maior na cidade. Tem levado alguns eventos em bairros distantes do centro, apresentando a arte e seus artistas para a periferia da cidade, mas a necessidade de cultura é tão grande e são tantas as demandas que tudo isso parece muito pouco. Acredito que são sementinhas plantadas há muitos e muitos anos. Grandes artistas vivem ou passaram por esta cidade e isso tudo está germinando, hoje, as bibliotecas e alguns espaços de cultura estão em situação precárias ou não estão funcionando como deveriam, porém a semente já está plantada. 

São muitos recursos vindos do governo federal para estados e municípios, a médio e longo prazo, a cultura vai crescer ainda mais e mostrar sua real importância.

Para acompanhar o trabalho do casal de poetas acompanhe suas redes sociais:

https://www.instagram.com/monicavisena/?igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D
https://www.instagram.com/jura.silva.735/?igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D

Uma vez por mês, realizam atividades no Parque Chico Mendes – Jd. Bussocaba pela manhã. Quem está no parque participa das atividades e para elas acontecerem, dependem do clima e da disponibilidade, sendo divulgadas em suas redes sociais quando forem acontecer.

Qual o papel da cultura e das artes em uma sociedade democrática?

<https://jornal.usp.br/radio-usp/qual-o-papel-da-cultura-e-das-artes-em-uma-sociedade-democratica/> Acesso em 01 de ago. 2023

Jornal Aborda

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *