Illustration of startup business
O conceito é direcionado para uma ideia inovadora no ensino, que propõe o desenvolvimento de habilidades empreendedoras.
O empreendedorismo é uma pauta que vem ganhando bastante visibilidade e espaço nas diferentes mídias de comunicação e alavancando discussões sobre formas de ganhar dinheiro, como investir, como se organizar financeiramente para assumir os “ riscos” ao empreender, a importância da educação financeira e empreendedorismo e os cuidados e meios de utilização do dinheiro. Porém, no ambiente educacional, os estudos e discussões sobre empreendedorismo nem sempre são um tema tratado com prioridade. As constantes mudanças que ocorrem no mundo demonstram-se dinâmicas e desafiadoras.
A Educação Empreendedora deveria estar presente no dia a dia no ambiente escolar, para que os estudantes possam desenvolver uma nova mentalidade, e de certa forma, colaborar para formar cidadãos transformadores.
A Educação Empreendedora deveria ocupar um espaço maior na grade curricular das escolas. Disciplinas como matemática, português e física são fundamentais para a formação dos estudantes. É importante saber realizar cálculos e redigir bons textos, mas deixar a escola com pensamento empreendedor pode fazer a diferença na vida profissional desse estudante, trazendo discussões e práticas para que o estudante seja introduzido a o que é o mercado de trabalho, suas dinâmicas e diferentes formas de empreender dentro dos diferente tipos; fazendo com que o estudante tenha um conhecimento prévio, dando base para que ele tenha mais chances de se destacar.
Além desse conhecimento sobre empreender e diferentes tipos de mercado, com o empreendedorismo na grade curricular, os estudantes seriam estimulados a desenvolver as habilidades de criatividade e inovação, adquirindo autonomia e aprimorando suas habilidades “soft skills”, além das oportunidades criadas.
Sabemos dos problemas do sistema educacional e a implementação da educação empreendedora seria um grande desafio. Com as habilidades desenvolvidas, os alunos sairiam das escolas capacitados para identificar oportunidades, criar e implementar projetos, gerenciar riscos e tomar decisões em contextos empresariais e pessoais. A mentalidade empreendedora pode ser aplicada em diferentes aspectos da vida.
Referência
https://cer.sebrae.com.br/blog/o-que-e-educacao-empreendedora/
Em meio ao ritmo vibrante e aos desafios cotidianos da periferia de Osasco, uma questão…
Há pouco mais de dez anos, os dispositivos inteligentes têm entrado e integrado à vida…
A educação infantil é a base do desenvolvimento humano e social. Em Osasco, município da…
O Borboletário Municipal de Osasco, localizado no Parque Ecológico Ana Luiza Moura Freitas, configura-se como…
Abril é o mês da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), um período…
O empreendedorismo periférico tem se consolidado como uma força econômica significativa para a economia do…