Categories: Cultura

Museu de Osasco: reflexo da falta de políticas públicas de preservação cultural no país

A cultura tem seu acesso garantido pela Constituição Federal, no entanto, essa área vem sofrendo críticas por diversos setores da sociedade e pelo próprio governo. Portanto, visando discutir a importância da cultura no país e comentar sobre os avanços e dificuldades enfrentadas nesse cenário na cidade de Osasco, o jornal Além dos Muros entrevistou Clóvis Ribeiro de Oliveira. 

Clóvis é cantor, compositor, jornalista, radialista, ativista cultural, professor de música e possui um canal no Youtube chamado CidadãTV, em que compartilha as entrevistas feitas na rádio. Clóvis é natural de Vitória da Conquista/BA e morador de Osasco/SP há mais de 30 anos. Na entrevista realizada via Whatsapp, ao ser questionado sobre o seu trabalho em Osasco e a colaboração para o desenvolvimento da cultura na cidade, Clóvis afirma que a sua contribuição para a comunidade osasquense é através da música, com o ensino musical. O jornalista comenta: “Vi o bairro crescer, se transformar em uma cidade e hoje a cultura é fundamental para a formação do nosso território artístico.”

Sabendo das dificuldades enfrentadas no que se refere à cultura na cidade que ficou esquecida por muito tempo, recentemente, a Secretaria de Cultura lançou uma nota informando sobre um novo plano de ação para o repasse de recursos para a retomada de projetos, sabendo disso, foi solicitado a opinião de Clóvis em relação ao cenário da cultura de Osasco e o que precisa ser melhorado: “a cultura sempre foi deixada de lado pelos governantes. A arte se desenvolve como pode pelos cantos da nossa periferia: teatro, música, dança, dentre outros. Tem que correr, acreditar e dançar conforme a música, mas o atual momento é de oportunidades culturais pelas leis e editais que estão sendo fomentados. Ainda muito longe de atingir todos os artistas, porém, já podemos esperar por tempos melhores”.

Clóvis acredita que com os novos editais e planejamentos do governo da cidade, os artistas possam aproveitar para se destacarem e buscarem se desenvolver na cidade, além de tornar a cultura mais inclusiva para as periferias. Solicitado para que citasse alguns desses avanços, o jornalista aponta a reforma do Teatro Municipal, a eterna reforma do espaço cultural Grande Otelo e as atividades culturais nos bairros que abrem espaços para os artistas locais se apresentarem pela primeira vez.

Já no cenário da música ele cita  a Semana do Rock, Canto de Julho para os artistas de MPB e outros, como a Estação Cultural pelos bairros e os editais de oficinas livres de artes, no entanto, acredita que há muito mais eventos, do que fortalecimento da cultura local e independente.

Sobre a falta de políticas de preservação cultural no país que também afeta o Museu de Osasco, localizado no número 4001 da avenida dos Autonomistas, uma das principais vias de Osasco, o Museu Dimitri Sensaud de Lavaud, conhecido como Museu de Osasco está fechado há 2 anos com um futuro incerto de quando poderá retomar suas atividades, está atualmente em situação de abandono, com danos ocasionados pelo tempo e com falta de planejamento para voltar às atividades, o que preocupa os moradores da cidade. Diante disso, pedimos a opinião de Clóvis sobre a atual situação desse patrimônio cultural que prontamente nos respondeu que o Museu de Osasco é um reflexo do abandono dos patrimônios culturais e que faltam propostas de políticas públicas em todo o país, não só na cidade de Osasco, e que a cultura ainda é vista como eventos, atividades que aparecem para a visibilidade dos interesses políticos e não como um patrimônio de um povo, uma nação ou uma cidade,  acrescenta ainda, que deve-se buscar caminhos que levem à valorização dos nossos bens culturais públicos.

Enquanto aguardamos novas medidas no que se refere ao museu municipal, patrimônio cultural da cidade, deixamos como sugestão a visita ao Museu Histórico do Banco Bradesco, localizado na Rua Odete Fabri na Vila Campesina, aberto desde 1983, o museu conta com cerca de cem mil itens e passou por algumas reformas recentemente em sua infraestrutura. As visitas para o Museu Histórico Banco Bradesco são abertas ao público de forma gratuita mediante agendamento.

Secretaria de Cultura de Osasco

<https://osasco.sp.gov.br/osasco-tem-reserva-de-r-5-milhoes-em-recursos-da-lei-paulo-gustavo/> Acesso em: 20 jul. 2023

GOMES, A. C. Fechado há dois anos, Museu de Osasco tem futuro incerto. Disponível em: <https://www.agenciamural.org.br/fechado-ha-dois-anos-museu-de-osasco-tem-futuro-incerto/>. Acesso em: 20 jul. 2023.

Jornal Aborda

Recent Posts

Da comunidade ao Grammy Latino

A celebração da música latina no Grammy Latino 2024 Na noite do dia 14 de…

2 dias ago

Mulheres Empreendedoras de Osasco: A Força das Amigas Confeiteiras

Por Emanuel Lima   Descubra como o projeto "Amigas Confeiteiras" está transformando a vida de…

4 dias ago

Apego Fashion: Moda Sustentável e Inclusiva

Por Isabela Tota 15/11/2024 “A Apego Fashion não é apenas uma marca; é uma causa”,…

7 dias ago

A Voz do Jardim Padroeira: Meire Milagre e a Transformação de Vidas

Por: LuisaScandorilli Data: 14/11/24 No Jardim Padroeira, em Osasco, Meire Milagre é uma moradora ativa…

1 semana ago

Vai mudar sua vida? USP oferece evento educativo gratuito sobre empreendedorismo

Por Kleber Miranda 13/11/2024 A USP (Universidade de São Paulo), no Butantã, recebe a Semana…

1 semana ago

Novembro Azul: campanha reforça a prevenção do câncer de próstata e a saúde do homem em Osasco

A campanha Novembro Azul chegou novamente para conscientizar a população masculina de Osasco sobre a…

1 semana ago