Osasco participa de programação da ONU para debater cidades justas e sustentáveis

Osasco participa de programação da ONU para debater cidades justas e sustentáveis
Entre os dias 22 e 24 de outubro, Osasco será palco de uma série de debates sobre urbanismo sustentável, moradia e políticas públicas, integrando o Outubro Urbano, evento anual promovido pelo ONU-Habitat. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Habitação da Prefeitura de Osasco e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), busca estimular países, cidades e comunidades a refletirem sobre caminhos para melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas.
Criado em 2018, o Circuito Urbano é uma iniciativa do escritório do ONU-Habitat no Brasil, que dá visibilidade e apoio institucional a eventos em todo o país. Desde então, já apoiou cerca de mil eventos, consolidando o Brasil como um dos líderes mundiais na celebração do Outubro Urbano.
“Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis” é o tema da edição de 2025 — com foco em quatro linhas principais: ação climática e meio ambiente urbano; moradia adequada no centro do planejamento urbano; redução das desigualdades urbanas; e dados, inovação e cidades inteligentes. O evento conta, ainda, com apoio institucional do Ministério das Cidades, reforçando boas práticas para a construção de cidades resilientes e inclusivas, alinhadas aos compromissos climáticos globais no contexto da COP30, que será realizada em Belém no próximo mês.
O Outubro Urbano é celebrado mundialmente entre o Dia Mundial do Habitat, na primeira segunda-feira de outubro, e o Dia Mundial das Cidades, em 31 de outubro. Em Osasco, a programação acontecerá no auditório da Unifesp, em Quitaúna:
Programação
22/10 – Auditório da Unifesp (Rua General Newton Estilac Leal, 354, Quitaúna)
9h – Abertura do Evento
10h30 – Desafios da habitação em tempos de mudanças climáticas
14h – Experiências de enfrentamento às mudanças climáticas em territórios urbanos vulneráveis
23/10 – Auditório da Unifesp (Rua General Newton Estilac Leal, 354, Quitaúna)
17h – Política habitacional
19h30 – Financiamento da política habitacional no município
24/10 – Auditório da Unifesp (Rua General Newton Estilac Leal, 354, Quitaúna)
9h – Políticas de regularização fundiária
11h – Participação popular, assessorias técnica e jurídica
Sobre o ONU-Habitat
O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos é a agência da ONU responsável por promover urbanização sustentável e desenvolvimento de cidades social e ambientalmente inclusivas. Criado em 1978 após a Conferência Habitat I, o ONU-Habitat atua globalmente oferecendo conhecimento técnico, dados e apoio a governos e parceiros para enfrentar desafios urbanos e garantir moradia adequada a todos.
1 Comment
I’ve been following your blog for quite some time now, and I’m continually impressed by the quality of your content. Your ability to blend information with entertainment is truly commendable.