Dia D em Osasco: ações e exames voltados à saúde da mulher

 Dia D em Osasco: ações e exames voltados à saúde da mulher

Fonte: https://osasco.sp.gov.br/osasco-realiza-o-dia-d-do-outubro-rosa-em-18-de-outubro/#:~:text=Em%20apoio%20%C3%A0%20campanha%20Outubro,D%20do%20Outubro%20Rosa%202025.

Por Edina Schimitz

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

O Ministério da Saúde atualizou, no dia 23 de Setembro de 2025, as diretrizes do SUS e ampliou a faixa etária para realização da mamografia. Antes disponível apenas para mulheres entre 50 e 69 anos, o exame agora também será oferecido para aquelas de 40 a 49 anos e de 70 a 74 anos.

A recomendação para as mulheres a partir dos 40 anos é que o exame seja feito sob demanda, ou seja, em decisão conjunta com o profissional de saúde. A paciente deve ser orientada sobre os benefícios e desvantagens de fazer o rastreamento.

Diversas entidades médicas e especialistas da área defendiam há muito tempo a ampliação do rastreamento do câncer de mama, já que muitos casos no Brasil são identificados antes dos 50 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, 37% dos diagnósticos ainda acontecem em estágios avançados, o que diminui as chances de cura e exige tratamentos mais agressivos. O ministro da Saúde Alexandre Padilha destacou que o objetivo das mudanças é assegurar que as mulheres tenham acesso ao exame no momento adequado e iniciem o tratamento o mais rápido possível.

Oferta de medicamentos mais modernos para tratamento de câncer de mama

A partir de outubro, o SUS passará a oferecer novos medicamentos para o tratamento do câncer de mama. Entre eles está o trastuzumabe entansina, indicado para pacientes que ainda apresentam sinais da doença após a primeira etapa de quimioterapia antes da cirurgia. Também serão disponibilizados os inibidores de ciclinas (abemaciclibe, palbociclibe e ribociclibe), recomendados para casos avançados ou metastáticos — quando o câncer se espalha para outras partes do corpo — em pacientes com receptores hormonais positivos e negativos.

Os sintomas de câncer de mama

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são:

  •  Edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
  • Retração cutânea
  • Dor;
  • Inversão do mamilo;
  • Hiperemia;
  •  Descamação ou ulceração do mamilo;
  • Secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila. Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama. A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.

Dia D do Outubro Rosa em Osasco-SP

Em apoio à campanha Outubro Rosa, mês de conscientização internacional sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, promove em 18 de outubro o Dia D do Outubro Rosa 2025.

A ação acontece das 8h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, com uma programação especial voltada à saúde da mulher. O objetivo é ampliar o acesso a serviços essenciais, promover o autocuidado e fortalecer a rede de apoio à saúde feminina.

Leia também: Violência contra a mulher adoece o corpo, a mente e a cidade.

Fontes:

Ministério da Saúde – Mamografia a partir dos 40 anos. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2025/setembro/ministerio-da-saude-garante-acesso-a-mamografia-a-partir-dos-40-anos>. Acesso em: 13 de julho de 2025.

Vencer o Câncer – Novas medidas no SUS. Disponível em: <https://vencerocancer.org.br/conheca-as-novas-medidas-anunciadas-para-o-rastreamento-e-tratamento-do-cancer-de-mama-no-sus/>. Acesso em: 13 de julho de 2025.

Ministério da Saúde – Câncer de mama: informações gerais. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/cancer-de-mama>. Acesso em: 13 de julho de 2025.

Prefeitura de Osasco – Dia D do Outubro Rosa 2025. Disponível em: <https://osasco.sp.gov.br/osasco-realiza-o-dia-d-do-outubro-rosa-em-18-de-outubro/>. Acesso em: 13 de julho de 2025.

 

Ana Carolina Bernardes

Apaixonada por linguagem e textos. Só a palavra pode nos levar aonde queremos chegar. Revisora freelancer e redatora do Jornal A Borda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *