Osasco recebe espetáculo gratuito e acessível “Sob o Céu do Cerrado”

 Osasco recebe espetáculo gratuito e acessível “Sob o Céu do Cerrado”

Osasco recebe espetáculo gratuito e acessível “Sob o Céu do Cerrado”

Montagem de teatro de sombras propõe reflexão ambiental com inclusão para surdos e ouvintes

 

Nos dias 10 e 11 de outubro, o Teatro do SESI Osasco recebe o espetáculo infantojuvenil “Sob o Céu do Cerrado”, produção original do SESI-SP encenada pela Cia. Libélulas, de Ribeirão Preto, com direção da Cia. Quase Cinema. Gratuito e acessível ao público surdo e ouvinte, o espetáculo será apresentado às 15h em ambos os dias, com ingressos disponíveis pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi.

Parte do circuito SESI Viagem Teatral – Produções Inéditas, a montagem se destaca pelo uso do teatro de sombras, combinando projeções, silhuetas e trilha sonora original. A proposta é contar uma história sem o uso da fala, tornando a experiência inteiramente visual e inclusiva.

A narrativa acompanha Tarumã, um jovem tamanduá que nasce no coração do Cerrado brasileiro e vivencia os impactos da destruição do bioma, como os incêndios, o avanço urbano e a solidão. Com estética delicada e apelo poético, a obra sensibiliza o público jovem sobre a importância da preservação ambiental.

“O teatro de sombras é uma forma mágica de contar histórias. Ele estimula a imaginação, a criatividade e promove a comunicação não verbal de maneira potente e sensível”, afirma Daniele Viola, idealizadora e atriz-sombrista da Cia. Libélulas.

Além das apresentações, o projeto oferece oficinas gratuitas de iniciação ao teatro de sombras, voltadas para interessados a partir de 16 anos. A próxima oficina acontece no dia 11 de outubro, das 09h30 às 11h30, com inscrições abertas no site Meu SESI.

Com passagens por cidades como Araraquara, Marília, Birigui e Piracicaba, “Sob o Céu do Cerrado” encerra sua turnê estadual em Osasco, reafirmando o compromisso do SESI-SP com o acesso à cultura de qualidade e a valorização do Cerrado como patrimônio natural.

Vivian Domingues Mattos

Jornalista gaúcha. Formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua na produção de reportagens com enfoque em temas de comportamento, saúde, cultura e direitos humanos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *