Documentário de Osasco é finalista no Prêmio Governador do Estado para as Artes 2025

 Documentário de Osasco é finalista no Prêmio Governador do Estado para as Artes 2025

Uma produção que valoriza o poder transformador da arte manual está entre os finalistas do Prêmio Governador do Estado de São Paulo para as Artes 2025. O documentário “Entre Mãos Criativas – história e vida da artesã Ellis Regina Nunes Pereira” concorre na categoria Audiovisual, ao lado de outras iniciativas culturais de destaque.

 

A obra
O filme retrata a trajetória de Elis Regina, artesã de Osasco, evidenciando como o artesanato foi fundamental para sua vida, não apenas como fonte de renda, mas também como ferramenta de superação emocional e expressão criativa. O documentário mostra a conexão entre arte, saúde mental e empreendedorismo, revisitando histórias de força e sensibilidade.
A produção foi possível graças ao apoio da Lei Paulo Gustavo, com recursos provenientes do edital público nº 006/2023, voltado para o fortalecimento de projetos audiovisuais. A seleção e a destinação dos recursos seguiram as diretrizes estabelecidas por legislações federais de fomento à cultura, garantindo a democratização do acesso e a valorização da produção artística local.
Durante a produção, a artesã Ellis Regina Nunes Pereira compartilhou um pouco de sua trajetória, relembrando uma infância marcada pela criatividade e pelo apoio constante dos pais. “Eu me lembro que, quando criança, tinha muita dificuldade para interagir com outras crianças e também para prestar atenção nas aulas. Eu ia para a escola e sentia sono, vontade de dormir, vontade de sair correndo dali. Foi só na vida adulta que descobri que tenho déficit de atenção”, relatou.
O documentário pode acessado no canal Castelo Cultural no YouTube.

Premiação
A cerimônia de premiação acontece amanhã (24), às 19h, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Os vencedores das 13 categorias, que incluem áreas como Teatro, Música, Circo, Literatura e Patrimônio Cultural, receberão troféus e uma premiação em dinheiro no valor de R$ 35,5 mil, com exceção da categoria dedicada a instituições culturais.

 

Ficha técnica
O documentário é uma proposta da artesã Ellis Regina Nunes Pereira. A coordenação e produção cultural são de Ângela Nunes Pereira, com direção de cenário assinada por Luiz Alberto Rodrigues Pereira e filmagem de Vitor Toyonaga Gonzalez. A obra também conta com edição de vídeo de Hend William e direção artística de Bruna Caroline Funari de Souza. A produção artística é de Eloisa Souza Leonardo dos Santos e a interpretação em Libras fica por conta de Roberta Corrêa, com o apoio da produtora Castelo Cultural.

 

 

Vivian Domingues Mattos

Jornalista gaúcha. Formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua na produção de reportagens com enfoque em temas de comportamento, saúde, cultura e direitos humanos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *