A Precariedade da saúde bucal nas periferias de Osasco
A sensação de cair o primeiro dente é um marco na vida de um ser humano. Perder os dentinhos da frente e saber que a fada do dente vai deixar uma moedinha é mágico e fabuloso! A higienização bucal, de acordo com o ministério da saúde, deve ser iniciada ainda na fase da primeira infância, a partir dos 6 meses de idade. Contudo, o acesso a ao tipo saúde bucal ainda é tema de discussão para os órgãos governamentais de Saúde.
A crise da saúde bucal nas periferias de Osasco.
As periferias de Osasco carecem de postos e clínicas odontológicas. A falta de acesso traz variáveis incômodos que vão além de uma simples dor de dente, já que complicações bucais impactam diretamente o bem-estar e vida humana, como exemplo: problemas de falas ou infecções como faringe e laringe.
Marivone Ferreira, moradora da comunidade São Pedro, sofreu com uma infecção dentária (periodontite) que dificultou sua alimentação, fala e autoestima. Ivone, como familiares e amigos a chamam, até tentou fazer um tratamento privado, mas o custo de arrumar seus dentes e colocar os implantes seria impossível para ela custear! Marivone só conseguiu odontologia depois de passar mal e ir para o hospital municipal Celso Giglio, foi lá que teve um encaminhamento para o Centro Odontológico associado à Secretária de Saúde (CEO).
A falta de recursos, distâncias das clínicas de odontologia e muitas vezes a priorização de doenças mais urgentes contribuem para a precarização e cenário de desigualdade da saúde bucal.
A falta de informação sobre saúde bucal agrava as doenças odontológicas nas periferias de Osasco. Iniciativas como as palestras da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentista) são necessárias, mas não são suficientes. A escassez de recursos e a falta de postos de saúde nas comunidades impedem o acesso a tratamentos adequados.
A escassez da saúde bucal nas periferias de Osasco é um problema urgente e que necessita de recursos mais eficazes e eficientes. Postos de saúde localizados dentro das favelas são fundamentais, para que a diminuição dos riscos causados pelas doenças orais seja de fato ativo.
Associação Paulista de Cirurgiões Paulista- Osasco