Empregabilidade em Osasco: programas municipais visam estimular contratações em 2024
O censo do IBGE de 2021 mostra que a população ativa na cidade de Osasco, ou seja, o grupo de pessoas que exercem alguma atividade profissional, remunerada ou não, formal ou informal, é de 28,66%. Esse número coloca a cidade na 12° posição em comparação com o estado de São Paulo, ficando atrás de cidades menores como Barueri, Jundiaí e Santos. Nesse contexto, a prefeitura realiza esforços para auxiliar quem busca empregos. Conheça alguns programas ativos no momento.
Portais do trabalhador
Os portais do trabalhador estão vinculados à Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda e auxiliam o trabalhador na recolocação no mercado de trabalho, fornecendo informações a respeito de vagas, além de cursos de qualificação profissional. Outros serviços como atualização do CadÚnico e Seguro Desemprego também podem ser realizados nos Portais. Para se cadastrar, os candidatos devem se dirigir até a unidade mais próxima com seus documentos pessoais e currículo ou se inscrever por meio do formulário da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Unidades
- Rua Fiorino Beltramo, 300 – Centro
- Avenida Sarah Veloso, 106 – Jardim Santo Antônio
- Avenida Presidente Costa e Silva, 372 – Jardim Helena Maria
Jovem Aprendiz
O Programa Jovem Aprendiz Trabalhador é uma ação da prefeitura junto à Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda. Serão abertas 100 vagas em diversas áreas de atuação profissional reservadas a jovens de baixa renda, com idade de 16 a 22 anos, e que estejam matriculados no ensino médio, técnico, EJA ou ensino superior. O Edital (ler a partir da página 76) traz mais informações a respeito do programa e a documentação necessária. As inscrições vão até o dia 1° de março de 2024 e devem ser feitas através do link https://osasco.sp.gov.br/ ou em uma das unidades do Portal do Trabalhador, listadas acima.