Nota de corte para o Sisu aumenta, deixando vários estudantes frustrados e confusos

 Nota de corte para o Sisu aumenta, deixando vários estudantes frustrados e confusos

Enem

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) saiu no dia 16 de janeiro, o que acabou gerando vários questionamentos por parte dos candidatos sobre pontuações que não estavam corretas. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) traz oportunidades para todos que realizaram a prova e desejam ingressar em universidades públicas de todos os estados do Brasil, porém, várias reclamações foram feitas diante do aumento da nota de corte de vários cursos, até os que são menos disputados.

A nota de corte é a pontuação mínima para o candidato passar em um curso, e no Sisu a nota de corte é definida por alguns itens, como: total de inscritos, vagas oferecidas e modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cotas). No entanto, tal pontuação mudou, pois no site oficial foi apresentado de maneira equivocada. Além disso, os estudantes utilizam a estratégia de estudar para o Enem e tirar maior nota na disciplina que mais pesa de acordo com o curso escolhido, exemplo: um estudante quer fazer licenciatura em história, então sua nota precisa ser mais alta em Ciências Humanas e Redação; já um estudante que escolher Engenharia ou Física, precisa ter nota alta em Matemática e suas Tecnologias, e assim por diante.

Nos últimos anos, o Enem mudou de uma forma que tem deixado os estudantes ansiosos, frustrados e mais pressionados do que antes, principalmente na Redação, deixando-a mais rigorosa e com critérios que deixam dúvidas nas pessoas que vão realizar a prova. 

Ademais, uma das coisas que os estudantes mais reclamam sobre a prova é a falta de informações e a injustiça acerca dos locais de provas presenciais.

Resultados errados, locais de provas distantes e cotas 

Vários estudantes reclamaram nas redes sociais que os locais que haviam sido escolhidos eram absurdos. Alguns candidatos, por exemplo, precisaram fazer prova em outra cidade por causa de um erro cometido no sistema do Inep, o que ocasionou várias desistências devido a distância que teriam que ser submetidos para realizar o exame, porém após as polêmicas dos locais de prova, o inep resolveu a situação de vários candidatos ao mudar o local. 

Além disso, é notável que com o passar dos anos, o Enem acabou se tornando algo que não está ao alcance de todos. Basta observar a quantidade de obstáculos existentes na inscrição, no local de prova, na acessibilidade e até mesmo na falta de organização. O Sisu, que inicialmente seria divulgado no dia 30 de janeiro de 2024, após vários problemas e tendo divulgado alguns resultados de estudantes durante a manhã do mesmo dia, foi adiado para o dia seguinte (31/01/24). Enquanto diversas pessoas comemoravam o primeiro resultado nas redes, logo em seguida foram pegas de surpresa, pois não haviam conseguido a vaga na faculdade.

Outro assunto polêmico nas redes sociais foi a utilização de cotas por pessoas que não poderiam utilizá-las para entrar na faculdade, algo que costuma acontecer com frequência.

Conclusão

Com isso, é importante se manter informado com as notícias; esperar a nota oficial dos canais oficiais de comunicação, o Inep; confirmar se está tudo certo com a inscrição; se houve algum erro e pedir direcionamento ao canal oficial. 

Sobre o estresse durante, antes e após a prova: nas redes sociais existe suporte de profissionais que oferecem apoio para a saúde mental do candidato. Além disso, quanto aos estudos, todos os dias diversos estudantes se ajudam, soltando materiais gratuitos para estudar para o Enem.

Pâmela dos Santos

Redatora do Jornal Aborda. Estudante de Jornalismo, com uma paixão imensa por comunicação e livros. Estuda de tudo um pouco, é uma amante de cinema e adora fotografar eventos e pessoas. Um dos maiores objetivos é levar a informação verdadeira ao mundo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *