Prefeito de Osasco pede que a população pare de jogar lixo nas ruas

As cores da Coleta Seletiva. (Foto: Freepik)
O prefeito de Osasco, Rogério Lins, o secretário municipal e os vereadores estiveram recentemente na reunião do mutirão “Amor Osasco”, que ocorreu na EMEF João Guimarães Rosa e contou com a presença dos moradores da Vila Yolanda, Pestana e Jardim das Flores.
Conforme publicado no site da Prefeitura, Rogério Lins explicou as ações de zeladoria na região, que incluem serviços de limpeza de bocas de lobo, remoção de entulho e veículos abandonados em vias públicas, poda de árvores, tapa-buraco e recapeamento, e pediu para que a população ajude a manter a cidade limpa, fazendo sua parte.
“A gente tem que cuidar da coisa pública como cuidamos da nossa casa. Não adianta a prefeitura retirar entulho das ruas e as pessoas continuarem a jogar todo tipo de objeto e até lixo nas ruas, calçadas e às margens de córregos. É um dever de todos cuidar da cidade”, declarou o prefeito.
Jogar lixo e entulho em vias públicas causam problemas, pois o acúmulo de sujeira atrai ratos, escorpiões e outros insetos. Quando chove, o lixo é arrastado para os bueiros e córregos, causando enchentes.
Doenças provocadas pelo lixo:
Transmissor: Moscas
Formas de transmissão: patas, asas, corpo e fezes
Doenças: Salmonelose, verminoses, disenteria e febre tifóide
Transmissor: Mosquitos
Forma de transmissão: picada
Doenças: Malária, dengue, febre amarela, leishmaniose e filariose
Transmissor: Baratas
Forma de transmissão: patas, asas, corpo e fezes
Doenças: Febre tifóide, verminoses, difteria e doenças gastrointestinais
Transmissor: Ratos
Forma de transmissão: fezes, urina e saliva
Doenças: Leptospirose, hantavirose e peste bubônica
Transmissor: Porco
Forma de transmissão: carne contaminada, crua ou mal cozida
Doenças: Teníase
Fonte: Ministério da Saúde
A cidade de Osasco possui 8 ecopontos onde é possível descartar sobras de materiais de construção (em pequenas quantidades), madeiras, podas de árvores, móveis velhos, colchões, papel, papelão, plástico, vidro e garrafas pet, que depois são encaminhadas para cooperativas de reciclagem do município.
Ainda no site da prefeitura, você pode encontrar os endereços das lixeiras. Além disso, é possível agendar a retirada pelo aplicativo 156 ou pelos telefones 156 ou 3651-7080 da prefeitura. A lei municipal prevê multa (em torno de R$ 7 mil reais) para quem for flagrado jogando entulho em vias públicas.