Febre Maculosa: conheça os sintomas e saiba como prevenir 

Esta época do ano exige uma maior atenção, já que, entre junho e novembro, a infestação ambiental por ninfas de carrapatos-estrela é alta

mulher_com_febre_compressed-1024x683 Febre Maculosa: conheça os sintomas e saiba como prevenir 

Mulher aparentemente com sintomas de febre. (Fonte: Freepik)

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, diante dos recentes casos de febre maculosa registrados, orienta a população sobre os sintomas e as ações a serem tomadas em casos suspeitos da doença.

Até a quinta-feira (15), a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo registrou 17 casos de febre maculosa e oito óbitos, incluindo os quatro confirmados desde segunda-feira (12).

A febre maculosa (doença do carrapato), é uma infecção febril de gravidade variável. A doença é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida principalmente pela picada do carrapato-estrela, comum na região do Cerrado e Mata Atlântica degradadas. A presença do transmissor é mais comum nas margens dos rios.

É importante destacar que a transmissão não ocorre de pessoa para pessoa. A infecção acontece após o carrapato ficar fixado na pele do paciente por ao menos quatro horas. A incubação da febre é de 2 a 14 dias. Logo, deve-se considerar as exposições ocorridas nos últimos 15 dias antes do início dos sintomas.

É preciso estar atento aos sintomas, que são: febre alta e súbita, dor abdominal e muscular, manchas avermelhadas no corpo e dor de cabeça. Podem ocorrer erupções no local da picada do carrapato. 

Ao perceber os sintomas, procure atendimento médico. O paciente deve informar se esteve na região afetada. O tratamento imediato com antibióticos é recomendado para evitar o agravamento do quadro.

As formas de prevenção são: 

  • verificar com frequência se há algum carrapato preso ao corpo;
  • usar roupas claras com manga longa;
  • calça comprida e calçado fechado, sendo medidas de proteção;
  • evitar locais de mato alto – recomenda-se o uso de repelente.

A Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo, alerta ainda que aos que  estiveram na Fazenda Santa Margarida, na região de Campinas, durante o período de 27 de maio a 11 de junho e apresentarem os sintomas da febre maculosa, procure atendimento médico. Além da fazenda, as regiões com maior frequência de casos são:  Campinas, Piracicaba, Assis e Sorocaba.

Jornal Aborda

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *