Abre alas: economia criativa no Carnaval
Por Wesley Andrade
Data 03/03/2025
Foto: Pixabay.
O Carnaval é a maior festa popular do Brasil, com milhões de foliões espalhados por mais de mil blocos e desfiles em todo país. O período carnavalesco atrai pessoas de todo o mundo para celebrar a nossa cultura e nossa diversidade.
Este período historicamente movimenta a economia. Conforme a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no ano de 2025 o carnaval deve movimentar R$12 bilhões.
Veja mais em: Carnaval 2025 deve movimentar mais de R$ 12 bilhões.
Economia criativa em movimento
Um dos mercados que se destacam no Carnaval é o de fantasias e adereços, que a cada ano surpreende mais: cada folião expressa sua criatividade em sua fantasia, fazendo com que pequenos ateliês e costureiros aproveitem a demanda por looks para expandir suas vendas.
E outros setores vão no mesmo ritmo: pequenos empresários encontram no período uma chance de ampliar seus negócios e alcançar novos públicos. A economia criativa engloba setores como moda, gastronomia e turismo.
O Carnaval também é movido pela música, e aqui ela se faz presente na produção de blocos de rua, trios elétricos e festas temáticas.
Produtores culturais, DJs, bandas e artistas independentes encontram no período uma oportunidade para divulgar seu trabalho e gerar renda.