6 dicas para deixar seu empreendimento mais sustentável

 6 dicas para deixar seu empreendimento mais sustentável

Adquirir novos hábitos pode ser bastante desafiador, mas a nossa matéria mostrará maneiras de adotar práticas sustentáveis

Equipe conversando sobre a implantação de práticas sustentáveis. (Fonte: Freepik)

Anteriormente, discutimos o empreendedorismo sustentável e refletimos sobre a questão ambiental. Continuando com essa pauta, hoje falarei sobre maneiras de tornar o seu empreendimento sustentável. 

As empresas desempenham um papel importante nessa mudança para atender às novas demandas dos consumidores. Preservar o meio ambiente é um fator decisivo no consumo, já que as pessoas estão cada vez mais inclinadas a consumir produtos “eco-friendly”.

Independentemente do setor de atuação, é importante adotar práticas que reduzam a emissão de poluentes e conservem os recursos naturais, reduzam o consumo de água, implementem a economia circular, comprem de fornecedores também sustentáveis e utilizem sistemas eletrônicos de recebimento.


A seguir algumas formas de colocar essas práticas no dia-a-dia do seu empreendimento:

1. Redução da emissão de poluentes: Optar pelo uso de veículos elétricos para reduzir o uso de combustíveis fósseis. 

2. Reduzir o consumo de água e energia: Instalar equipamentos modernos e mais econômicos, detectando vazamentos e desperdícios. Sempre inspecionando e utilizando água de reuso. Para melhorar seu espaço físico, use janelas amplas e lâmpadas para economizar energia.

3. Economia circular: é o modelo econômico de manter um recurso utilizado pelo maior tempo possível, evitando seu descarte. Verifique onde é possível repensar, reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar.

4. Compre de fornecedores sustentáveis: dê preferência aos que possuem certificações ambientais ou têm práticas sustentáveis. Assim, outras empresas podem tomar como exemplo.

5. Uso de sistema eletrônico de recebimentos: é uma forma de reduzir o uso de papel, otimizando os processos de pagamento de contas e cobranças, economizando espaço de arquivamento.

6. Gerencie os resíduos sólidos: Saiba o método de fabricação de seu produto ou prestação de serviço. Tente reduzir a geração de resíduos, às vezes, é possível produzir, gastando menos matéria-prima. Fiquem atento para as regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305/10.

Essas são algumas dicas para ter uma empresa sustentável. Transparência no seu empreendimento é uma boa condição para que se estabeleça uma boa relação com seu público, criando um produto ou serviço com menos impacto ambiental.

Jornal Aborda

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *