Empreendedorismo

5 passos para empreendedores iniciantes no mercado digital

A digitalização é fundamental para que os comerciantes encontrem o seu público de modo mais eficaz. Na década atual, são raras as empresas que não têm perfil nas plataformas digitais. Sendo assim, as mídias ‘online’ são o principal cartão de visita para os compradores.

Neste artigo, abordaremos sobre a importância da conexão virtual e as principais dicas para iniciar com seu negócio no digital.

Importância da conexão digital

Hoje o mundo visa a facilidade, as pessoas não buscam mais se deslocar de seu local para encontrar o que precisam. Afinal, a ‘internet’ foi transformada, no mundo dos negócios, em uma propriedade estendida das marcas.

As empresas precisam ter um site, uma página no Facebook e/ou no Instagram para serem visíveis aos olhos dos compradores. Assim, como visto em tempos anteriores, as vendas iniciavam pela localização geográfica, no entanto, atualmente, as vendas são feitas sem barreiras de nacionalidades, sendo entregues mesmo com uma longa distância.

Por conta dessas mudanças o cliente passou a ter mais autonomia sobre o que deseja ter acesso, sobre efetuar a compra, ou não, de produtos ou serviços. Também se tornaram mais críticos, por exemplo, nas pesquisas de satisfação, que são aliadas no fechamento das vendas.

Deste modo, estar no âmbito virtual traz inúmeros benefícios aos empreendedores. Mas, a dificuldade de muitos é como dar partida a essas possibilidades digitais.

Segue no próximo tópico algumas dicas.

Primeiros passos para iniciar na jornada digital:

1. Pesquisa de Público e Redes Sociais: Esta é a parte principal do processo virtual, saber encontrar onde está seu público nesses locais ajuda a ter um foco inicial. Assim, uma pesquisa pode ser elaborada antes da criação da rede, a fim de saber onde seu cliente se encontra e qual a melhor mídia social a inserir.

Plataformas como Facebook, Instagram, X (antigo Twitter) e TikTok, são importantes para construir um perfil profissional de prestação de serviço, comércio ou produto e conseguir visibilidade, uma vez que as pessoas estão sempre conectadas em suas redes.

2. Identidade Virtual e Conteúdo: Ao criar uma rede social edite seu perfil de acordo com a identidade do negócio e publique os conteúdos com frequência, a fim de chegar a mensagem aos futuros compradores.

Assim, de início, peça a seus clientes para seguirem a página e divulgarem para mais pessoas. Conforme atualizar as plataformas as pessoas interessadas vão ter visibilidade do perfil e alcançar a marca de novos seguidores.

3. Marketplaces: Aos comerciantes de produtos é interessante se associar a algumas lojas virtuais como Shopee, Amazon ou Mercado Livre. Um perfil nesses canais faz com que suas vendas cheguem a clientes mais distantes.

4. Mídia paga: Quando estiver mais estabilizado nas redes sociais é interessante dedicar uma parte mínima de seus lucros em patrocínios pagos nas plataformas, pois a mensagem chega de modo mais certeiro ao público que pretende encontrar.

5. Contratação de Serviços: A contratação de um Social Media para exercer a função de alimentar e cuidar das suas redes pode ser um passo bem importante depois de se consolidar na ‘internet’. Por facilitar o desempenho, logo evita o desgaste de ter que executar várias atividades.

Comece mesmo com dúvidas. Exerça o básico de início. Elabore um simples perfil nas redes sociais para sua empresa e aprenda gradualmente a como fazer vendas nessas plataformas. À medida que se familiarizar com o ambiente digital, poderá expandir e explorar estratégias mais avançadas.

O digital oferece inúmeras oportunidades para que os empreendedores prosperem. A transformação digital é um investimento no futuro. Portanto, inicie sua jornada online hoje e descubra o potencial que o mundo digital tem a oferecer.

Se pretende ler mais artigos parecidos, recomendamos que entre na nossa categoria de empreendedorismo.

Foto Destaque: Smartphone e mídias sociais. (Imagem: Reprodução/Freepik)

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