24 de Janeiro- Dia Internacional da Educação
A data é voltada aos desafios e avanços na busca por uma educação de qualidade
A educação enfrenta uma série de desafios e apresenta diversas oportunidades para melhoria, por isso foi criada uma data em sua homenagem. Instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 03 de dezembro de 2018, foi comemorada pela primeira vez em 2019. Seu objetivo é comemorar o papel da educação para a paz mundial e o desenvolvimento sustentável. Pode ser considerada um direito humano, meio indispensável para a garantia dos demais e um elemento fundamental para a formação de cidadãs e cidadãos que possam pensar de forma crítica para a construção de uma sociedade mais justa. Colabora dando apoio necessário ao aprendizado, detectando possíveis falhas no processo e dando suporte no desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como a defesa da educação especial numa perspectiva inclusiva e incorporada aos avanços já construídos nos campos étnico-raciais, de gênero e de recortes socioeconômicos. É o que afirma o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com base em uma pesquisa realizada em 2008. Sem uma educação de qualidade, inclusiva, equitativa e um acesso às oportunidades ao longo da vida, a Organização das Nações Unidas (ONU), com base em um estudo realizado em 2021, afirma que os Estados Unidos, a Rússia, a China e o Canadá não estão conseguindo alcançar a igualdade de gênero e romper o ciclo de pobreza que está deixando milhões de crianças, jovens e adultos para trás. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), atualmente, 250 milhões de crianças e jovens não estudam e 763 milhões de adultos são analfabetos. O direito dessas pessoas à educação está sendo violado e isso é inaceitável. Em 2024, a data será celebrada com o tema “aprender para uma paz duradoura”. Hoje, o mundo está assistindo a uma onda de violência, em paralelo a um aumento alarmante de discriminação, racismo, xenofobia e discursos de ódios. O impacto dessa violência transcende qualquer fronteira baseada em geografia, gênero, raça, religião e política, seja offline ou on-line. A UNESCO vai promover debates e eventos em várias partes do mundo, como em Nova York (EUA), por exemplo, onde será apresentada uma ferramenta on-line, Education Progress (Progresso da Educação). Ela permitirá que os membros do setor público, profissionais e pessoas que atuam na educação verifiquem o progresso dos países em busca do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), reafirmando o compromisso com uma educação de qualidade, que ela seja inclusiva e equitativa e que dê oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos com previsão até 2030. Já em Paris, uma conferência organizada em parceria com o Centro de Pesquisa Interdisciplinar (CRI) da França vai discutir novas perspectivas para a educação mundial. Além disso, outro destaque nesse evento mundial será a iniciativa Futures of Education (Futuros da Educação). Pensando nisso, será lançada também uma plataforma on-line que será disponibilizada em seis línguas e receberá ideias, sugestões e trabalhos de arte que possam fortalecer uma agenda comum sobre a educação. No Brasil, será apresentada a versão traduzida da publicação “Proteção do direito à educação dos refugiados”, trazendo a regulamentação internacional que garante o direito à educação dos refugiados em todo o mundo e abordando os desafios enfrentados por todos. Um compromisso ativo com a paz é mais urgente do que nunca: a educação é fundamental para esse esforço, conforme a recomendação da UNESCO sobre Educação para a Paz, Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável. A aprendizagem deve ser transformadora e ajudar a capacitar os alunos com conhecimento, valores, atitudes, habilidades e comportamentos necessários para que se tornem agentes da paz em suas comunidades.