10 dicas de como empreender X 10 coisas para não fazer

 10 dicas de como empreender X 10 coisas para não fazer
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Imagem de um homem pensando.
Fonte: Freepik

Sabemos que empreender não é uma tarefa fácil. Mesmo para quem já tem mais experiência, sempre há desafios a serem encarados.

Por isso, separamos aqui 10 dicas de como empreender X O que não fazer. Tudo isso para te ajudar nessa caminhada.

Então, pegue uma caneta e um papel para anotar as dicas abaixo, mas principalmente, não esqueça de aplicá-las no seu dia a dia. 

10 dicas de como empreender

  1. Tenha um objetivo bem definido

Você precisa saber o que quer alcançar com o seu negócio, qual resultado deseja atingir. Além disso, ele deve ter um propósito: por que ele existe?

Seu empreendimento precisa de metas claras e tem que carregar a marca que você quer deixar no mundo. 

Assim, as ações da empresa terão como base esses valores e todo mundo da equipe caminhará na mesma direção.

  1. Conheça bem o seu negócio 

Saiba os seus pontos fortes e fracos, conheça a sua concorrência, estude ela e descubra um produto ou serviço único que você possa ofertar para as pessoas.

Isso não só vai te diferenciar no mercado, como também valorizará o seu negócio, atraindo pessoas que procuram por algo original e diferente de tudo o que já viram.

Procure também melhorar o que ainda não está bom, e investir tempo em capacitação profissional, por exemplo, por meio de cursos.

Aqui no site, nós já indicamos cursos gratuitos com certificação que você pode fazer para ampliar o seu conhecimento e se aperfeiçoar. Se você ainda não viu essa matéria, clique aqui.

  1. Saiba quais são seus custos mensais
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Imagem de uma pessoa fazendo contas.
Fonte: Freepik

Conheça os custos de cada um de seus produtos ou serviços, quanto você gasta com os insumos que precisa comprar, e todas as demais despesas da empresa.

Tenha esses dados sempre anotados em uma planilha do Excel ou em algum caderno que seja de fácil acesso para você manter o controle.

É importante sempre fazer o balanço do mês, não só por conta do Imposto de Renda, mas também para saber o valor que poderá cobrar em cada um dos seus produtos ou serviços e o lucro que obterá com eles.

  1. Reserva Financeira
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Imagem de uma moeda sendo colocada dentro de um porquinho.
Fonte: Freepik

Tenha sempre um pouco de dinheiro guardado, para que você consiga se manter por uns dois anos cobrindo os custos das suas necessidades e as da empresa.

Isso é necessário pois, durante a trajetória de um negócio, o empreendedor pode se deparar com uma crise econômica  ou na área em que atua.

Dessa forma, será possível sobreviver por um tempo sem ficar endividado, até que as coisas acalmem e seja possível pensar em uma alternativa para contornar o problema apresentado.

  1. No início, fique com os pés mais no chão

Quando tiver no início do seu negócio, procure dar passos mais seguros e não ouse muito. 

Procure gastar somente com o que for realmente necessário. Assim, com custos fixos, você terá mais segurança e menos dívidas.

  1. Tenha um bom relacionamento com seus clientes
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Imagem de duas mulheres apertando as mãos.
Fonte: Freepik

Busque ser atencioso (a), simpático (a) e demonstre que realmente se importa com as necessidades dos seus clientes.

Seja prestativo (a) no atendimento,  mas dê espaço para que as pessoas possam olhar seus produtos, caso tenha uma loja física.

Esteja sempre disposto a ajudar, tratando as pessoas com respeito e bom humor. Assim, você construirá um relacionamento sólido e de confiança com elas.

Esteja sempre disposto a realizar pesquisas de satisfação para saber a opinião das pessoas sobre a experiência delas com a empresa, o atendimento e a qualidade do serviço como um todo.

Elas podem te ajudar a ver o que está bom, mas também os pontos que ainda precisam ser trabalhados e melhorados. 

Afinal, a sua empresa existe para resolver algum problema das pessoas, e quem melhor do que elas, para trazer um feedback sobre o funcionamento da sua empresa.

  1. Seja persistente e acredite no seu negócio 

Pode ser que os resultados demorem a chegar, porém não desista fácil. Faça tudo que estiver ao seu alcance, trabalhe duro e acredite que o seu negócio vai dar certo.

Pense em estratégias que vão agregar e trazer crescimento,  mas principalmente, seja apaixonado pelo que faz.

  1. Tenha uma equipe capacitada e diversificada ao seu lado 
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Imagem de uma pessoa ajudando a outra a subir.
Fonte: Freepik

Se você fizer tudo sozinho, pode ser que não alcance o resultado esperado. Por isso, se cerque de pessoas capacitadas em diferentes áreas para que a sua empresa cresça.

Isso inclusive terá um grande impacto na hora de pensar em soluções quando os problemas surgirem. Será mais fácil pensar em uma ideia criativa quando estiver em grupo.

Dessa forma, você estará sempre um passo à frente, visualizando não só o mundo ao seu redor, mas também para onde ele está caminhando.

Assim, você conseguirá perceber como essas mudanças impactarão o seu negócio a curto, médio e longo prazo. 

E inclusive, prevenir ou conter eventuais crises que possam surgir ao longo da sua trajetória.

  1. Considere os riscos 

Antes de tomar uma decisão, busque sempre avaliar os riscos de todas as alternativas para enfim, decidir o caminho que quer seguir.

Precisamos sempre enxergar o mundo com uma ameaça ou oportunidade, porque existe muitos dos dois, e um deslize, mesmo que pequeno, pode fazer um grande estrago.

  1. Busque por conhecimento a todo momento 
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Imagem de uma pessoa lendo um livro.
Fonte: Freepik

Precisamos sempre estar correndo atrás de conhecimento e das atualizações sobre a nossa área de trabalho e o mercado como um todo.

Procure saber mais sobre gestão, finanças e tendências, isso vai te capacitar a pensar em soluções criativas que resolvam os seus problemas, quando esses se apresentarem diante de você. 

E com certeza, vai te fazer economizar tempo e dinheiro, pois com o constante aprimoramento das suas habilidades, será possível ultrapassar as adversidades mais facilmente.

Mas não se esqueça de cuidar do seu corpo, da sua mente e das suas emoções nesse tempo, viu? 

Estude para empreender da melhor maneira mas não surte, combinado? Ninguém nasce sabendo tudo, nem mesmo a empreender.

A vida é um processo de constante aprendizado, por isso, não tenha pressa em aprender tudo o que você precisa sobre empreendedorismo, vá com calma, no seu ritmo.

Você verá que, com o tempo, com suas vivências e experiências, com estudo, você aprenderá muitas coisas para aplicar no seu negócio.

E não se esqueça, ao longo da caminhada você cometerá erros. Mas, use o que você aprenderá com eles a seu favor para que eles te impulsionem a crescer.

10 coisas para não fazer

  1. Misturar as contas pessoais com as da empresa

Muitos donos acabam retirando dinheiro de suas contas empresariais para pagar suas contas pessoais.

E isso, prejudica o capital de giro da empresa. Por isso, é fundamental que cada um receba um salário fixo mensal correspondente ao seu cargo na empresa.

E nunca pague contas suas com o dinheiro da empresa e vice-versa.

  1. Não buscar se capacitar

O empreendedor precisa buscar conhecer ainda mais sobre finanças, marketing, operação e vendas para que seu negócio sobreviva a longo prazo.

Por isso, procure fazer cursos, mentorias e tudo o que puder para estar o mais preparado possível para atuar no mercado de trabalho.

  1. Não ser organizado com as finanças da empresa
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Imagem de dinheiro e um gráfico.
Fonte: Freepik

É necessário ter controle sobre os gastos da empresa, seja através de uma planilha ou algum outro tipo de sistema para esse fim.

Se você não se sente seguro ou capacitado para fazer isso, contrate um contador para cuidar da contabilidade da empresa.

Independente do que você optar em fazer, mantenha-se organizado com as suas contas. Saiba quanto entra e sai na sua empresa.

Assim, será possível que o seu negócio tenha um planejamento de investimento e crescimento saudável.

  1. Ser resistente às mudanças

Muitos donos de empresa são resistentes às mudanças, “eu sempre fiz assim e sempre deu certo”, frases como essa, demonstram uma pessoa que não quer inovar.

Pense assim, se você não procurar estar sempre atualizando o seu negócio, não será possível sobreviver no mercado por muito tempo.

Sua concorrência pode prosperar ainda mais se você tiver medo de inovar, o que vai fazer com que o seu negócio fique estagnado e possivelmente venha a falir no futuro.

Por isso, não tenha receio das mudanças, elas podem ser benéficas para o seu negócio, atraindo mais clientes e te diferenciando ainda mais da sua concorrência.

Então, estude, analise se é possível aplicar isso na sua empresa, e aplique se for te ajudar a crescer.

  1. Pensar somente no problema e não se preocupar com o que causou ele

Quando um problema surge, queremos resolver ele logo, mas nem sempre pensamos em descobrir o que causou ele.

Isso é muito importante, pois a partir do momento que descobrimos o que gerou esse problema, será possível evitar que surjam outros derivados dessa motivação.

Agora, se resolvermos apenas o contratempo sem nos atentarmos para a sua causa, pode ser que ele volte a acontecer no futuro.

Então, investigue e se preocupe com essas questões para que o seu negócio possa prosperar. 

Existem estratégias, como o diagrama espinha de peixe, que ajudam você a estabelecer as causas de um problema.

  1. Não estar preparado para imprevistos
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Imagem de uma mulher escondendo o rosto na sua blusa.
Fonte: Freepik

Parece meio bobo dizer que precisamos estar preparados para os imprevistos, se essas situações não temos como saber quando acontecerão, certo?

Mesmo assim, é necessário se prevenir para saber como lidar com as circunstâncias que aparecerem ao longo do seu caminho.

E como podemos fazer isso? Primeiramente, analise o seu mercado para descobrir o que poderia atrapalhar o crescimento da sua empresa.

Depois, crie estratégias para lidar com esses pontos, e quando necessário, use-as para lidar com o que se apresentar a você.

  1. Ignorar o cliente

Um empreendedor sempre tem muitas ideias para o seu negócio, mas será que elas são adequadas para seus clientes?

Você precisa sempre fazer essa pergunta para si mesmo, pois às vezes, as ideias que temos, não terão um impacto positivo na vida dessas pessoas.

Por isso, saiba quem é o seu cliente: sua faixa etária, perfil profissional, gênero (se for importante para o seu produto ou serviço), problemas e necessidades que precisa resolver, as ações que eles engajam mais, qual a expectativa de valor e objeções.

Não tenha medo de ouví-los também nesse processo, perguntar o que eles mais gostam no que diz respeito à comunicação, às características de produtos e de espaços físicos para lojas.

Seja próximo do seu cliente e não tenha medo de questionar sobre o que ele acha mais interessante em um produto ou serviço, em um ponto de venda. Afinal, é por causa dele que o seu negócio existe.

Seja atento com o atendimento, ele é o primeiro ponto de contato da sua empresa com o seu público, e pode ter um grande impacto nas vendas, tanto positivo quanto negativo.

Elabore a sua estratégia de posicionamento de mercado considerando o seu cliente, e sempre colocando ele no centro como personagem principal da sua história.

Se você cuidar de todo o processo e focar no seu consumidor como protagonista dele, a sua marca será lembrada de maneira positiva e amada por ele.

  1. Não valorizar o planejamento

Muitos empreendedores não criam um planejamento para o seu negócio, acreditando somente na sua intuição. 

Porém, muitos de seus erros podem ser evitados com conhecimento técnico, é por isso que o planejamento é fundamental nesse processo.

Com o plano de negócios, você pode colocar os seus objetivos e como pretende alcançá-los.

Por conta disso, ele vai reduzir as incertezas sobre a sua empresa, e consequentemente, diminuirá os erros. 

Obviamente que os riscos sempre existirão, mas assim, você terá mais clareza sobre as adversidades e poderá focar no seu objetivo.

Para ter um bom plano de negócios, você precisa:

  • realizar pesquisa de mercado;
  • investigar os seus concorrentes;
  • estabelecer metas para curto, médio e longo prazo;
  • definir os valores da empresa;
  • considerar os custos envolvidos.
  1. Não considerar os concorrentes

Em primeiro lugar, você precisa saber quem eles são. “Ah, mas eu não tenho concorrentes”, você pode estar pensando, “meu negócio é único”.

Você certamente tem o seu diferencial, mas isso não significa que você não tenha concorrência, pelo contrário. 

Existem dois tipos de concorrentes: os diretos e os indiretos. 

O primeiro grupo, são aqueles que vendem exatamente a mesma coisa que você. Se você comercializa pão, por exemplo, seriam todos os estabelecimentos que vendem ele também.

Já os indiretos, são aqueles concorrentes que ofertam tudo o que possa suprir a mesma necessidade que o seu produto. Usando o exemplo anterior, o pão tem como objetivo saciar a fome, então todos os lugares que vendam comida, por exemplo, serão seus concorrentes.

E aí, você como empreendedor, precisa estudar eles e analisar suas estratégias, pois se são fortes no mercado, entendem da área. E assim, você pode aprender com eles e não cometer os mesmos erros que tiveram no passado.

  1. Odiar as críticas

É difícil um ser humano que goste de ouvir que está errado, a maioria de nós não gosta de admitir isso.

Porém, no momento de abrir um negócio não podemos ser assim. Afinal, as críticas nos ajudam a crescer e mudar para melhor o que está ruim.

Mas, se você odeia elas, isso pode estar impedindo a sua empresa de realizar parcerias que farão você prosperar.

Portanto, ouça as reclamações dos seus clientes e os seus feedbacks, eles são muito importantes para que o seu negócio permaneça de pé.

Fique atento às suas opiniões e sugestões, elas poderão trazer o sucesso que você tanto almeja.

Você também pode procurar a opinião de outros empreendedores que têm o mesmo tipo de negócio que o seu, de consultores e especialistas do empreendedorismo, ou até de pessoas que fazem parte do seu público-alvo mas ainda não são seus clientes.

O importante é que você esteja aberto para ouvir o que eles têm para dizer sobre a sua empresa, mesmo que não seja algo positivo.

Referências

https://www.minhacontabilidadeonline.com.br/post-blog/como-ser-mae-e-empreendedora-ao-mesmo-tempo/ Acesso em 04 de jul. de 2023.

https://forbes.com.br/colunas/2022/03/10-dicas-para-empreender-com-sucesso/ Acesso em 05 de jul. de 2023.

https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pe/artigos/como-se-tornar-uma-empreendedora-de-sucesso-veja-5-dicas,5f3ae2bffdac7710VgnVCM100000d701210aRCRD Acesso em 05 de jul. de 2023.

https://academiadeexecutivos.com/blog/10-dicas-para-empreender-com-sucesso/ Acesso em 05 de jul. de 2023.

https://empreendedor.com.br/noticia/5-dicas-para-empreender-com-sucesso/ Acesso em 05 de jul. de 2023.

https://www.agendor.com.br/blog/dicas-de-empreendedorismo/ Acesso em 05 de jul. de 2023.

https://blog.contaazul.com/10-melhores-dicas-para-novos-empreendedores Acesso em 05 de jul. de 2023.

https://www.tomatico.com.br/blog/negocios-e-empreendedorismo/9-principais-erros-de-quem-empreende-pela-primeira-vez/ Acesso em 06 de jul. de 2023.

https://cuboup.com/conteudo/o-que-nao-fazer/  Acesso em 06 de jul. de 2023.

https://gestaoclick.com.br/blog/erros-comuns-de-empreendedores/ Acesso em 06 de jul. de 2023.

https://blog.sebraealagoas.com.br/empreendedorismo/os-7-erros-que-empreendedores-iniciantes-cometem-e-como-evita-los/   Acesso em 06 de jul. de 2023.

https://blog.contaazul.com/erros-comuns-de-empreendedores  Acesso em 06 de jul. de 2023.

https://www.terraempresas.com.br/blog/cuidados-na-hora-de-empreender  Acesso em 06 de jul. de 2023.

https://www.sp.senac.br/blog/artigo/erros-do-empreendedor  Acesso em 06 de jul. de 2023.

Jornal Aborda

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